Agende uma visita Schedule your visit
sexta-feira
10/06/2016

Mozarteum Brasileiro e Música em Trancoso abrem inscrições para a 2ª academia Canto em Trancoso

Como parte de sua missão de fomentar a música clássica no Brasil, o Mozarteum Brasileiro e a Associação Música em Trancoso realizam, por meio de seus projetos de responsabilidade social, a segunda edição da academia Canto em Trancoso, entre 3 e 9 de julho, no Teatro L’Occitane em Trancoso, Bahia. A mezzo-soprano eslovena, Lucia Duchonova, indicada ao Grammy Award 2010 na categoria Melhor Vocal, virá especialmente ao Brasil para as masterclasses.

A ação é uma parceria com a academia de canto coral Chorakademie Lübeck, criada pelo renomado Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck, que tem, entre os seus principais objetivos, o de estimular jovens talentos de todas as nações a se aperfeiçoarem na arte do canto.

Para participar da Academia, os estudantes entre 17 e 28 anos, passarão por audições, que serão realizadas por meio de vídeos. A comissão de avaliação selecionará os 50 melhores para receberem bolsa completa (transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação), mas mesmo aqueles que não forem escolhidos, poderão participar das atividades como ouvintes. Em sua primeira edição, em 2015, foram cerca de 160 inscritos, de dez estados brasileiros.

Os alunos terão aulas individuais e em grupo com Rolf Beck, Lucia Duchonova, Francisco Campos Neto (USP) e Ricardo Ballestero (USP), sobre técnicas de canto e interpretação. Haverá um concerto aberto ao público para encerramento das atividades, com a participação de todos os envolvidos na academia, no dia 9 de julho, às 18h30.

Em 2015, seis participantes da academia Canto em Trancoso receberam bolsas para estudar na Alemanha. “É uma satisfação proporcionar essa oportunidade para os estudantes brasileiros de canto, pois eles terão uma semana inteira de aulas e workshops com profissionais mundialmente renomados. Com isso, novos talentos serão reconhecidos e terão a oportunidade de também ganhar bolsas integrais para estudar na sede da Chorakademie Lübeck, na Alemanha”, afirma Sabine Lovatelli, presidente fundadora do Mozarteum Brasileiro.

DSC00533

– Data da academia: de 3 a 9 de julho, sendo que os integrantes chegarão dia 2 e retornarão dia 11, tendo um dia de descanso.

– Professores: Rolf Beck, Lucia Duchonova, Francisco Campos Neto (USP) e Ricardo Ballestero (USP)

Apresentação gratuita: 09/07 (sábado), às 18h30.

Teatro L’Occitane

IMG_2491

Sobre a Chorakademie Lübeck

Reconhecido mundialmente, a Chorakademie Lübeck é um conjunto vocal inovador, cuja proposta inclui o estímulo a jovens talentos do canto de todas as nações. Está sediado na cidade alemã de Lübeck e realiza diversas turnês internacionais ao longo do ano. Músicos brasileiros estão entre seus integrantes. As soberbas interpretações incluem grandes obras do repertório clássico.

A Chorakademie (Academia Coral) foi fundada em 2002, por Rolf Beck, no Festival de Música de Schleswig-Holstein. Depois de firmar-se no panorama internacional como um grupo de jovens cantores de talento, o conjunto iniciou nova fase no início da temporada de 2013/2014, quando Beck decidiu que a academia coral deveria tornar-se independente do festival. A Chorakademie Lübeck acredita que suas propostas sejam comparáveis à do compositor Ludwig van Beethoven, que inseriu conceito similar na música, como expressou em sua ópera Fidelio ou no coro final da Nona Sinfonia, pela sabida combinação de música e voz em ambos os casos.

Sobre Rolf Beck

Rolf Beck, expert em música coral, vem lançando bem-sucedidos conjuntos do gênero há mais de 40 anos. Formado em regência, em 1972 fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo se tornou um dos principais da Alemanha, ganhando muitos prêmios no exterior. Beck também fundou o Coro da Orquestra Sinfônica de Bamberg, que em pouco tempo alcançou reconhecimento internacional. Em sua discografia, destacam-se Judas Macabeu de Händel (lançado pelo selo Harmonia Mundi), Festa de Alexandre de Händel, Pequena Missa Solene de Rossini, Oratório de Natal de Bach e Carmina Burana de Carl Orff (gravada pela Sony).

Mozarteum Brasileiro – 35 anos dedicados a projetos educacionais e à promoção da música clássica

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko em 1981, o Mozarteum Brasileiro surgiu com o compromisso de levar a todos os públicos o que há de melhor no mundo da música e da dança, tanto clássica quanto contemporânea. Instituição sem fins lucrativos, tornou-se em pouco tempo uma das mais importantes associações culturais do país. A produção de grandes concertos é apenas uma das atividades que posicionam o Mozarteum entre as principais entidades promotoras da música clássica. Com o Projeto Mozarteum, desenvolve atividades educativas voltadas ao aprimoramento musical de jovens talentos e à formação de plateias, por meio de masterclasses, palestras no Clube do Ouvinte, matinês para crianças e concertos ao ar livre. Os programas de integração entre músicos brasileiros e estrangeiros e bolsas de estudo para jovens nas melhores academias internacionais, promovidos pelo Mozarteum, já beneficiaram cerca de 200 estudantes de música e canto. Ao longo de sua trajetória, a instituição já trouxe ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo, como as filarmônicas de Berlim, Viena, Munique e de Nova York; respeitadas companhias de dança, como o Bolshoi e o New York City Ballet, e também solistas, grupos de câmara, coros e regentes de prestígio internacional.

Contatos de imprensa

Marco Dabus, Juan Castillo e Marina Pape

Press Services Soluções Integradas em Comunicação +55 (11) 3627-9896 – marco@presscomunica.com.br +55 (11) 3627-9897 – juan@presscomunica.com.br +55 (11) 3627-9894 – marina@presscomunica.com.br