Agende uma visita Schedule your visit
quarta-feira
02/03/2016

Quadrado – Seja bem-vindo a Trancoso!

Tudo aquilo que você já ouviu sobre a beleza e a magia do Quadrado de Trancoso é verdade. Também é verdade que o Quadrado tem formato retangular e muita história para contar. O que talvez você não saiba é que só visitando mesmo este local mágico para saber do que todos estes textos andam falando.

Durante o dia, a sensação é de que o tempo parou. Não há postes de iluminação, não há comércio aberto e parece não haver vida além das amendoeiras, flamboyant, jacarandás e cavalos eventualmente pastando por ali, e é nessa hora que você deve aproveitar para sentir parte da tal magia do Quadrado, que é a paz que esta praça tão peculiar traz para dentro de você. Basta sentar-se à sombra de uma dessas belas árvores num dos bancos de madeira estrategicamente colocados ali para você relaxar, e sentir a energia se aproximar.

O colorido das casinhas e a Igreja de São João Batista, carinhosamente conhecida como Igrejinha do Quadrado, contam a história de nossa charmosa vila, e o mirante do Quadrado mostra a você porque muitos dos que chegam aqui não conseguem voltar para casa.

quadrado-trancoso-terravista-brasil-GuiGomes

Ao final do dia, lá pelas cinco, o cenário começa a se transformar e, conforme a noite chega, é possível sentir toda àquela magia envolvendo-te de tal forma que você corre o risco de ser pego rindo sozinho sem motivo aparente.

Respire fundo, curta o céu mais estrelado que você já viu. Caminhe pelo gramado do Quadrado pouco iluminado pelas luzes das velas e luminárias dos restaurantes. Sim, as casinhas coloridas que estavam fechadas durante o dia transformaram-se em aconchegantes restaurantes, lojas de roupas e artesanato, abriram suas portas para o receber.

Entre, fique à vontade, seja bem-vindo a Trancoso!

quadrado-MarcoPomarico